TRICOLOGIA
Queda de cabelo excessiva, surgimento de falhas com rarefação do couro cabeludo e diminuição do volume total e cabelo são investigados por meio da consulta detalhada, pelo exame físico e realização de tricoscopia.
​
Muitas vezes são necessários exames complementares para confirmação diagnóstica, como exames laboratoriais e biópsia de couro cabeludo.
​
Várias são as doenças que podem acometer os cabelos e o couro cabeludo, tais como:
​
-
alopecia androgenética (calvície)
-
dermatite seborreica
-
psoríase do couro cabeludo
-
eflúvio telógeno agudo
-
eflúvio telógeno crônico
-
alopecia areata
-
foliculite abscedante
-
foliculite decalvante
-
alopecia frontal fibrosante
-
líquen plano pilar
-
alopecia de tração
-
tricotilomania
-
fapd​
​​
essas são apenas algumas doenças, e muitas vezes elas têm manifestações muito semelhantes: ou seja, o olhar do especialista em tricologia faz toda a diferença no diagnóstico e no tratamento correto. queda de cabelo é apenas um sintoma, e sua causa precisa ser investigada detalhadamente.
​
em muitos casos é necessário associar procedimentos realizados no consultório, de acordo com o quadro e a evolução de cada paciente. saiba mais sobre eles:
​
-
mmp capilar:
é uma sigla para "microinfusão de medicamentos na pele" - com uma máquina, que tem uma ponteira com microagulhas, realizamos a aplicação de medicamentos estimuladores do folículo piloso diretamente no couro cabeludo. a técnica é realizada com intervalos mensais e a quantidade de sessões varia de acordo com o quadro de cada paciente. é bastante tolerável com relação à dor. muito utilizada para tratamento de alopecia androgenética (calvície) feminina e masculina e também na queda pós parto e pós cirurgia bariátrica.
-
laser e ledterapia capilar:
por meio da fotobioestimulação é possível aumentar a atividade mitocondrial e o metabolismo dos folículos pilosos. melhora a vascularização, a produção de fatores de crescimento, a síntese proteica e otimiza o crescimento epitelial no folículo piloso, o que resulta em controle da queda de cabelo, estímulo a fios novos, fortalecimento e melhoria da qualidade dos fios.
-
mesoterapia/ intradermoterapia:
também trata-se de uma técnica de aplicação de medicamentos diretamente no couro cabeludo por meio de injeções com uma agulha específica bastante delicada. as medicações são escolhidas de acordo com cada caso em específico e o protocolo com o numero de sessões também determinado de acordo com a evolução.
​
​